quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Torre do Desassossego

Hoje trago este livro, que andou cerca de 1 ano na minha mesa de cabeceira e ainda fez algumas viagens comigo, esperando contar-me a sua história.
Devo confessar que foi uma leitura difícil. O tema, a exposição de fatos, a minha ignorância face a muito do que está relatado e ainda a violência de algumas passagens, foram adiando palavras.
Já todos ouvimos falar da Al-Qaeda, dos Jihadistas, do Fundamentalismo Islamico e outras atrocidades que se anunciam como o bem de uma Nação. (Na história recente tivemos Hitler e agora os guerreiros do Islão). 
Ainda assim, não estava preparada para o que li.
Começamos com uma revolta no Egito, uma massa populacional formada que se    indigna com um regime que não incentiva o rigor do Islão, potencializado por um livro de incitamento ao martírio em 1965, passamos pelos desaires bélicos do Afeganistão, colocamos um pé nos acontecimentos que o dinheiro e condição social na Arábia Saudita promovem e centralizámos a insatisfação em dois homens que iniciarão anos antes uma onda de ataques religiosos que não pararam e encontram, ainda hoje, seguidores a nível mundial.
Uma palavra também ao espírito de "quintinhas" dos elementos da CIA e do FBI que, teoria da conspiração ou não, sonegando informação priveligiada e de extrema importância no desenrolar dos acontecimentos, não conseguem impedir os ataques do 11 de setembro de 2001.
Das 461 páginas, deixo-vos uma passagem que me marcou especialmente pela brutalidade e frieza com que se joga com a vida, preocupação e sensibilidade do ser humano.
"Uma das lições que Zawahiri aprendeu com o seu atentado à bomba, três anos antes, na embaixada egípcia de Islamabad, foi a de que uma explosão inicial fizera com que as pessoas fossem de imediato à janela, sendo decapitadas pelos vidros que voaram quando a verdadeira bomba explodiu." É portanto um exemplo a seguir.
Numa guerra em que já não se respeita o que Alá diz sobre poupar mulheres e crianças, alterando-se fatwas em função das necessidades, parece que vale tudo em nome desse mesmo deus.
A Torre do Desassossego será então o World Trade Center que já havia sido alvo de um ataque terrorista em 1993 e que, para deleite dos terroristas, cai finalmente em 2001, como símbolo da decadência dos EUA e da população ocidental.

Sem comentários: